Passaporte da Alegria \o/

Hoje eu peguei meu passaporte, EEEEE!

Então, pra quem tem alguma dúvida ou não sabe como tira, vou falar como foi o processo, quem sabe eu ajudo alguem hehehehe...
Primeiro, vc entra no site da Polícia Federal. Aí clica em Emissão de Passaporte e seleciona seu estado e sua cidade (ou a mais próxima). Aí vão aparecer todos os passos a serem seguidos. Você tem que verificar a documentação necessária, RG, CPF, Certificado de quitação do serviço militar (pra homens), Titulo de Eleitor com comprovante de que votou na última eleição (se você perdeu, como eu e metade da população, você pode imprimir uma certidão  dizendo que está quite, no site do TSE.) e caso possua, o passaporte anterior (caso você não apresente o passaporte anterior, você paga a taxa em dobro.). E aí você vai em Solicitar a emissão do passaporte, e coloca todos os seus dados lá. Você vai precisar escolher um posto pra ir tirar o passaporte em uma lista, e depois vai ter que agendar, mas daqui a pouco eu falo disso. Quando terminar de colocar seus dados, a GRU vai ser emitida e você vai no banco e paga, simples assim, a quantia de 156 reais.

Feito isso, você entra no site de novo e verifica se você precisa agendar o atendimento. E foi aí que eu fiquei em dúvida, pois no posto que eu tinha selecionado no dia da solicitação, eu nao conseguia agendar, pois não tinha mais nenhum horário. Então liguei na PF e me informaram que eu podia agendar em qualquer outro posto que estivesse na minha lista, e foi o que eu fiz, portanto, eu fui em um posto DIFERENTE do que eu selecionei na primeira vez, na minha própria cidade (São Paulo), não sei se em todas ocorre do mesmo jeito, é bom dar uma ligada caso aconteça isso, só pra verificar e talz...
Bom, com todos os documentos na mão (inclusive o comprovante de pagamento da GRU), lá fui eu no Shopping Light. meu agendamento era pra 11:45, cheguei 11:20 e já fui atendida. O mocinho verificou os documentos, pegou todas as minhas queridas 10 digitais (a bestona ultrapassada achando que ia sujar os dedos, mas claro que já é tudo digital ¬¬), aí você tira a foto na hora. A primeira eu tirei séria e ficou zuada, o cara me mandou sorrir, eu nem sabia que podia. Ficou bem mais simpática. E por fim, ele te dá uma caneta "especial" e um papel pra você assinar, em cima de um "negocinho" digital, aí sua assinatura aparece magicamente no computador. Ele te dá um protocolo de retirada e pronto, uma semana depois você pode buscar seu Documento de Viagem. Detalhe, eu saí de lá 11:45, a hora que eu estava agendada.
Mas pra mim demorou menos, eu fui tirar na quinta (27) e ontem recebi um email que já tava pronto, sendo que a data prevista era dia 4. Hoje, dia 1, já estou com ele em mãos. Na hora de retirar, você entrega o protocolo, coloca seu dedão direito lá na maquininha, assina o passaporte e tchau, boa viagem. Ah, só você pode retirar o passaporte, okay? É isso, espero ter ajudado alguém.
(a minha cara de gripe na foto deve ser desconsiderada.)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Renata disse...

hmmm....toda de passaporteeeeeee....
tinha q ter colocado uma foto com o passaporte aberto p gente ver como ficou a foto de dentro =p
Já já vai ser minha vez...tô com o meu agendado..
Lu...cria um buraco por aqui no blog p tu ir anotando cada coisa q teve q gastar p ser au pair.
é bom p ajudar quem ainda vai começar =p
vou fazer isso no meu....mas...ainda não gastei nada..
meu primeiro gasto vai ser os 156 reais p renovar o passaporte =/

bjuuuuuuuuu...

Josi disse...

Ahhh o Passaporte.. Fiquei radiante tambem quando peguei o meu, é uma sensação ótima de "missão cumprida" haha

Boa sorte!

Postar um comentário