PID gigantesca....

Um dos requisitos da agência pra embarcar é tirar a carteira internacional de habilitação. E como eu não sabia quanto tempo isso demorava, lá fui eu semana passada no Detran tirar. Vou contar mais ou menos como é o procedimento no Detran – SP.


Primeiro entra no site do Detran, clica em CNH, depois em Carteira Internacional de Habilitação, pra ver os procedimentos. Você só tem que imprimir o requerimento que tem no site (ele abre no Word) e preencher, pode preencher à mão ou no próprio Word (o que eu fiz), e levar 2 vias. Junto com isso, leva uma xerox da habilitação. E aí é só ir no Detran.

O Detran de São Paulo mudou de lugar, caso alguém ainda não saiba, ele era no Ibirapuera, mas agora fica na puta que pariu Av. do Estado, 900 (é pertinho da estação Armênia (linha azul), pergunta lá que eles indicam onde é, mas fica atrás – ou do lado – do posto BR).

Chegando lá, logo depois das portas de vidro da entrada, do lado direito tem uma janelinha que tem uma plaquinha escrito ESTRANGEIROS, é lá. Aí você vai lá, fala que quer solicitar a internacional e entrega tudo pra pessoa. Aí ela confere e te devolve, te da o valor e te manda ir no banco pagar.

No Detran SP tem uma Nossa Caixa lá dentro, então você paga na hora, mas eu sei que tem Ciretrans que você tem que pagar antes, então tem que pesquisar. Aí você enfrenta uma fila básica de meia hora, paga a facada de R$ 180,62, a pessoa do caixa te dá a notinha e você volta lá na janelinha de Estrangeiros. Aí ela grampeia uma das vias na notinha e te devolve.

Detalhe: Você pode escolher receber a PID em casa ou retirar lá, se você quiser receber, aí a taxa sobe pra R$ 191,62. Na hora de preencher o requerimento, tem um campo pra informar CORREIOS ou BALCÃO, aí você coloca sua preferência. Eu escolhi retirar lá mesmo, eu gosto de passear ahhahahahaha....

Caso você escolha retirar, é só chegar lá no mesmo balcão que foi solicitada, apresentar o requerimento com a notinha e ela te entrega. Caso você escolha receber pelos correios, é só esperar chegar na sua caixa de correio, OE!

E eu tava achando que ia demorar eras, que nada, eu solicitei dia 1/3 e a data de retirada era 4/3, muito rápido. Não tem segredo nenhum. Esse é o procedimento em SÃO PAULO CAPITAL, nas outras cidades e estados já não sei como funciona. Só sei que o preço varia (muito) de estado pra estado.

A PID é enorme, um exagero mesmo , tipo o tamanho de um pocket book. É um livrinho, na primeira página vem informações como Nº da PID, validade, cidade e estado, data de emissão e número da Habilitação Nacional. E aí tem informações sobre as 5 categorias em todas as páginas, cada uma em uma língua diferente. Tem alemão (acho), português, uma que eu ACHO que é árabe, espanhol, uma que eu nem imagino o que seja, inglês e francês. E na ultima página tem informações pessoais, a sua categoria, foto e assinatura. É isso.


Outro detalhe. Falando com a Mari e com a minha host, descobri que pelo menos em Long Island, onde eu morarei, essa PID é inútil, os policiais de lá nem conhecem ela e até riram da cara da amiga da Mari quando ela apresentou isso. Eles conhecem a Nacional mesmo, mas eu talvez vou ter que tirar a carteira de New York mesmo, porque vou ficar 1 ano por lá. Então a PID não serve pra nada, pelo menos lá. Mas se eu não tiver eu não posso embarcar, regras da agência... Dava pra fazer MUITA coisa com 180 reais ¬¬

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Unknown disse...

Parece grande mesmo. Poxinha 180 pila é uma facada. Menine, cê ta muito phyna! Não vejo a hora de ver as fotinhos de Luciana Germano em NYC! LOOOOSHO =*

Jk Bueno disse...

Pois é Lu... Senti dor no coração pagando essa taxa... e o pior eh que ainda tive que levar uma folha de alamço não pautada... kkkkkk

Bjooo

.mari. disse...

Olha só, eu me perguntando essa semana, comofas pra correr atrás da damn PID, e eis que vc lê meus pensamentos hahahha.

Espero muuuuito que a Expert me dê esse migué e fale que não precisa da PID. Com 190 reais eu compro uma senhora mala!

(190 pq certeza que eu vou mandar entregar em casa, mó rolê esse Detran novo, taloco)

Beijos flor!

Pâm disse...

Quee processo pra conseguir essa PID né? Afff
É verdade q tem estados q não aceitam ela.. Tu tem q fazer uma lá, vai gastar mais lá, mas vale a pena, pq tu pode carregar aquilo como um documento seu e n precisa ficar levando pra tudo q eh lugar teu passaporte!
Tuuudo tem seu lado bom né?
Aqui na minha cidade, se não me engano, a PID eh 170,00, um pouquinho mais barato. Acho q varias msm conforme o estado, ou aumentou mesmo (tomara q nao uehuaheua)!

Beijããão menina :**

Zaf disse...

Ahhh... Nem precisei fazer.. Aqui nem a CNH eles pedem... :P

Postar um comentário